Jogo do Dinheiro (2016) – Jodie Foster

Por: Mirela Paes

Em jogo do dinheiro Jodie Foster demonstra maturidade e clareza em seu trabalho de direção. Na trama vamos acompanhar a produtora de TV Patty e o apresentador Lee Gates, que de segunda a sexta trabalham para colocar no ar um programa sobre mercado financeiro no ar.

Como único defeito do filme, o excesso da americanização existe e beira o ridículo, é justamente por isso que as vezes não funciona – quando apresentado de maneira exagerada, especialmente para quem acompanha ou já assistiu algum programa matinal americano e bem sabe como é.

Ao mesmo tempo, é esse lado caricato do americano que entra como alívio cômico na obra, uma vez que ele é bem trabalhado para deixar o espectador tenso.

O que seria apenas mais uma manhã de trabalho com Patty e toda a equipe tentando fazer com que Lee trabalhe de forma correta e seja menos boçal, acaba virando um grande desastre quando Kyle, um espectador que acreditou nas informações dadas pelo programa investiu em ações e acabou completamente falido, quer não apenas respostas, mas está pronto para se vingar se for necessário.

Boa parte do filme – 80% dele – se passa dentro do estúdio de gravação, mas com um belo jogo de câmera e uma boa montagem, o filme nunca se torna claustrofóbico ou cansa o espectador por estar dentro daquele ambiente por tanto tempo. A Jodie é esperta e usa e abusa do cenário, e dos itens usados pelo apresentador para deixar o programa mais dinâmico, e isso influencia diretamente no filme. A bancada do apresentador é multifacetada.

Além disso, como crítica social, o filme trabalha muito bem. Como tratam nosso dinheiro, como lidamos com ele, como o capitalismo selvagem move o mundo inteiro. E como um bom jornalismo é feito – pesquisando fontes, com uma investigação pontual e também uma vasta lista de contatos tudo pode se tornar ainda mais palpável.

Além da excelente crítica, o filme conta com excelentes atuações, um roteiro bastante competente, trilha sonora incrível e também uma boa montagem. Em alguns momentos pode soar absurdo, exagerado, mas que na maior parte do tempo é bastante palpável mostrando que essa ganância só vai nos levar a um caminho cada dia pior. Que coisas simples devem ser supervalorizadas como as ações que estão em alta no mercado.

Jogo do dinheiro já está em cartaz nos melhores cinemas do país. Não deixem de conferir.

3 thoughts on “Jogo do Dinheiro (2016) – Jodie Foster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *